Conheça os erros mais comuns na escolha de um sistema de gestão para lojas de vestuário
Todos os setores do mercado estão passando por um rápido processo de digitalização, o que não é diferente com o varejo. Aliás, este é um dos principais segmentos que tem se reinventado para otimizar as operações e oferecer uma experiência de compra memorável para os seus clientes.
No entanto, o sucesso de um empreendimento está intimamente ligado à forma como ele gerencia seus setores, e isso tem feito com que empresas invistam cada vez mais em soluções tecnológicas para reorganizar a sua gestão.
Diante deste cenário, há diferentes opções de softwares ERP disponíveis para o segmento, tornando esta escolha um tanto desafiadora se a empresa não souber o que avaliar na decisão.
Pensando nisso, vamos esclarecer alguns pontos de atenção para uma escolha eficiente.
Confira!
Os erros mais comuns na escolha de um sistema de gestão para lojas de vestuário
No cenário da moda e vestuário, um sistema de gestão pode facilitar em muitos aspectos, indo desde a experiência do cliente com processos de troca mais rápidos, até ganhos para o negócio com a centralização das informações em um só lugar. Porém, essa gestão integrada só pode ser obtida com uma boa escolha do sistema, evitando erros comuns, como:
-
Desconhecer todas as necessidades da loja
Ao pesquisar sobre os sistemas de gestão para lojas de vestuário, é possível encontrar os mais diversos recursos e funcionalidades. Porém, estes nem sempre são condizentes com as necessidades reais do negócio, trazendo arrependimentos futuros. Por isso, é fundamental avaliar as demandas antes de iniciar as buscas e, assim, encontrar a solução mais adequada ao que o negócio precisa.
-
Impulsividade na escolha sem comparativos
Hoje, a agilidade é uma das premissas das empresas de sucesso. Porém, isso não é sinônimo de impulsividade. Escolher um ERP sem comparar com as outras opções do mercado é um grande risco, já que, a partir do momento em que se contrata, voltar atrás pode ser difícil e dispendioso.
-
Falta de pesquisa sobre experiências de outras empresas com o sistema escolhido
Uma das formas de saber se um sistema de gestão para lojas de vestuário é realmente eficiente se dá através da pesquisa por avaliações de outros usuários. Por meio de depoimentos, os gestores passam a conhecer os prós e contras de cada software, conforme as próprias necessidades e também as funcionalidades básicas necessárias. Do contrário, há a probabilidade de contratar uma solução que não traga todo o potencial esperado.
-
Não envolver a equipe na decisão
Mesmo que a decisão final pela escolha do ERP costuma vir dos gestores, quem irá utilizar o sistema no dia a dia é a equipe. Caso ela não seja envolvida neste processo, pode haver dificuldades na utilização e outros pormenores que apenas os responsáveis podem ter real noção. Envolver o time nessa escolha também traz um olhar diferente, visto que eles podem apoiar na avaliação dos recursos, tendo uma base do que o software oferece e do que eles também sentem falta no dia a dia.
-
Considerar apenas o preço
Certamente você já ouviu o ditado “o barato sai caro”. Pois ele se aplica bem em relação à escolha de um sistema de gestão para lojas de vestuário. No momento de decidir, é preciso levar em consideração o preço, mas também, na mesma medida, os benefícios. Ter um sistema com funcionalidades que irão gerar valor para o negócio em si, podem com certeza, compensar um investimento um pouco maior no começo.
Leia mais
As vantagens da escolha adequada do sistema de gestão para lojas de vestuário
Quando uma empresa evita esses equívocos fazendo uma escolha bem pensada do sistema de gestão, há diversas vantagens que podem ser obtidas para o negócio como um todo. Entre as principais estão:
– mais produtividade pela redução de trabalhos manuais e diminuição da necessidade de retrabalho;
– menos erros, já que o ERP armazena informações de diferentes áreas de forma centralizada, evitando informações equivocadas e furos;
– melhoria nos processos de vendas, graças ao melhor conhecimento do cliente, seu perfil e necessidades;
– facilidade na gestão de estoque, pois todos os dados são atualizados automaticamente, além de serem acessíveis a todos os envolvidos;
– organização fiscal e administrativa pela centralização das informações, notificações de tarefas e outros recursos.
Seja o seu negócio grande ou pequeno, há muitos benefícios em contar com uma solução tecnológica dotada de recursos atuais para acompanhar as principais tendências de negócio, mantendo a sua loja por dentro do que os clientes esperam no momento da compra e a sua gestão organizada, facilitando as estratégias de crescimento.
SaaSERP: o sistema de gestão ideal para lojas de vestuário
Muito mais do que apenas emitir notas fiscais, com o SaaSERP, sistema de gestão desenvolvido exclusivamente pela SaaSTec Labs, é possível ter um controle integrado de todas as áreas da sua empresa.
Controlar suas vendas, o seu estoque, o seu financeiro e DRE, além de ter um PDV ágil para facilitar vendas da loja física, são recursos disponíveis no SaaSERP para trazer mais praticidade no acesso a todos os tipos de relatórios e dados do negócio.
Com funcionalidades robustas e que podem atender diversos segmentos, o sistema é a solução que reúne toda a gestão do seu negócio em um único lugar. Entre os recursos estão:
– emissão de NF-e, NFC-e, CF-e, NFS-e, PAF-ECF sem limitar números de notas emitidas no mês + área do contador;
– conversão e legado de dados do sistema anterior;
– suporte operacional e técnico diferenciado;
– licença de banco de dados gratuitos;
– PDV com funcionamento OFFLINE em caso de falhas ou quedas na internet;
– relatórios customizáveis.
Gostou do conteúdo sobre sistema de gestão para lojas de vestuário? Então continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados!
Se você também desejar saber mais a respeito do SaaSERP, entre em contato conosco.