Conheça as 7 práticas que podem ajudar uma loja de confecção a alcançar processos mais otimizados e, consequentemente, alavancar suas vendas.

7 dicas para sua loja de confecção vender mais

Inegavelmente, um dos fatores primordiais para evitar que um negócio feche as portas é uma boa gestão, não é mesmo?

Focar na administração da empresa e contar com as ferramentas certas para isso ajuda a ter uma visão mais ampla de sua situação real, além de trazer mais clareza de quais as melhores ações a tomar.

Nas lojas de confecções – que fazem parte de um mercado competitivo e com consumidores exigentes, esse foco na gestão se torna ainda mais importante, permitindo um melhor planejamento e o investimento nas estratégias adequadas, principalmente quando o foco é vender mais, afinal, aumentar a lucratividade exige organização. 

Como melhorar a gestão da sua loja de confecção

Diante o cenário, muitos negócios podem se perguntar: se a gestão é indispensável, como investir nela do jeito certo? 

Bem, é preciso tomar decisões que impactam positivamente todo o negócio, mantendo-o competitivo e atrativo. Mas para chegar às boas escolhas, algumas práticas são indispensáveis, como:

  • Estabelecer metas de curto e médio prazo

Gestão estratégica começa com metas – aquilo que se quer alcançar no negócio. Por isso, o primeiro passo é estabelecer esses objetivos e o período para serem alcançados. 

Para criar metas em uma loja de confecção é necessário considerar três questões essenciais: 

  • elas precisam ser tangíveis, ou seja, possíveis de alcançar de acordo com a realidade do seu negócio; 
  • precisam ter prazos estabelecidos; e 
  • precisam ter resultados possíveis de serem quantificados. 

Também é essencial planejar metas de curto e médio prazo, considerando a saúde do negócio por um período menor de tempo.

  • Controlar o estoque

Um bom acompanhamento do estoque é mais uma estratégia para entender a realidade do negócio e fazer as escolhas certas para alcançar as metas estabelecidas. 

Nesse quesito, deve-se controlar a entrada e saída de produtos, evitando o acúmulo de peças e a falta delas, fazer inventários periódicos e investindo no espaço físico onde os produtos ficarão armazenados.

Com um estoque bem organizado e controlado, você faz as promoções certas na hora certa, não sofre prejuízos com produtos parados e ainda atrai mais clientes.

  • Manter a loja organizada

Um fator que acaba sendo responsável por afastar consumidores de uma loja de confecções é a desorganização. Quando não é possível encontrar o que procura com facilidade e não se sente confortável no ambiente, um cliente pode facilmente desistir da compra ou buscar outro estabelecimento.

Com clareza sobre as peças mais vendidas e um estoque controlado, organize seus produtos dando destaque àqueles que costumam ser procurados com mais frequência. Se necessário, conte com sinalizações para facilitar o acesso e permitir uma experiência de compra mais simples e satisfatória.

  • Ter uma visão detalhada dos dados e fluxo de caixa

Para ter clareza sobre a situação financeira do negócio, os dados detalhados do fluxo de caixa são essenciais. De maneira resumida, fluxo de caixa é a relação de todo dinheiro que entra e sai de uma empresa em certo período – que pode ser mensal, quinzenal, diário ou no prazo estipulado pelo responsável financeiro.

Com essas informações, é possível saber quanto se gastou na compra de produtos e manutenção do estabelecimento; e quanto entrou através das vendas. Esse controle também permite ter uma visão dos gastos que podem ser cortados para realizar melhorias.

  • Entregar um excelente atendimento e um bom pós-venda

Além de buscar os produtos que precisa, o cliente também procura um bom atendimento – durante a compra e depois dela. Por isso, é preciso investir na equipe de vendas e em todos os funcionários que têm contato direto com o público. 

O acompanhamento pós-venda também precisa estar nessa estratégia porque mantendo um contato contínuo com os consumidores, abre-se as portas para novas compras.

 

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  • Fazer promoções, vales-benefícios e campanhas em datas sazonais

Tendo conhecimento sobre os produtos mais vendidos e as datas em que há aumento nas vendas, é possível criar estratégias que ajudam a atrair mais clientes e aumentar o faturamento, como promoções, vales e campanhas em datas sazonais.

Nesse sentido, um bom planejamento é essencial para garantir bons resultados, aproveitando esses picos que podem trazer lucros significativos para as lojas de confecções.

  • Contar com um sistema de gestão

Um bom sistema de gestão ajuda a colocar em prática cada uma dessas questões, permitindo que todas as informações da sua loja fiquem centralizadas em um só lugar e estejam disponíveis de forma organizada sempre que necessário. 

Através do software, as lojas gerenciam o fluxo de caixa, fazem o controle de estoque, estabelecem comissões, entre muitas outras tarefas que resultam em processos mais otimizados e, claro, em uma gestão mais efetiva.

Alavanque a sua loja de confecção com o SaaSERP

O SaaSERP é uma solução completa que reúne tudo que citamos acima, permitindo que as lojas de confecções tenham uma gestão integrada e descomplicada de todas as áreas do seu negócio.

Além do controle de estoque, do acompanhamento do fluxo de caixa e da criação de vales e cupons para datas sazonais, o sistema também oferece:

– emissão de NF-e, NFC-e, CF-e, NFS-e, PAF-ECF sem limitar números de notas emitidas no mês + área do contador;

– conversão e legado de dados do sistema anterior;

– suporte operacional e técnico diferenciado;

– licença de bancos de dados gratuitos;

– PDV com funcionamento offline em caso de falhas ou quedas na internet;

– relatórios customizáveis.

Para saber mais sobre o tema e conhecer um sistema específico para a gestão completa de sua loja de confecção, fale com um especialista e conheça todos os diferenciais do SaaSERP.

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