Controle de estoque: 6 dicas para lojas de materiais de construção

Um bom controle de estoque faz toda a diferença na gestão de qualquer loja, incluindo as de materiais de construção, afinal, é fundamental saber quais produtos constam no ponto de venda e quais estão em falta.

Isso porque, com dados atualizados, a loja tem a possibilidade de desenvolver promoções para girar os estoques, o que além de favorecer os ganhos, ainda possibilita ter uma melhor gestão estratégica para as próprias vendas.

A otimização do controle de capital também está diretamente ligada a essa questão, já que, quando se tem dados atualizados, o poder de decisão sobre a forma de aplicação de recursos para o crescimento é facilitado.

Mas, se você chegou até aqui, provavelmente seja porque está buscando formas de otimizar este processo em seu negócio para ter essas vantagens, não é mesmo? Então, está no lugar certo.

6 dicas para o controle de estoque em lojas de materiais de construção

A boa notícia é que, adotando algumas práticas, tanto a equipe operacional quanto a gestão, podem ter um estoque totalmente otimizado. Veja por onde começar:

1. Tenha um método para o seu controle

Definir um método para o controle de estoque é o primeiro passo para o sucesso e, entre os mais indicados está o PEPS, sigla para “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai” e o UEPS – “Último a Entrar, Primeiro a Sair”,

O primeiro refere-se à venda de produtos conforme uma ordem cronológica. Ou seja, os que entraram primeiro, devem ser vendidos mais rápido. A prática funciona muito bem para produtos perecíveis ou próximos do vencimento, por exemplo.

Já com o UEPS, a regra é contrária e costuma se adequar melhor para itens com o prazo de validade mais longos.

O objetivo, nos dois casos, é evitar prejuízos com mercadorias paradas.

2. Tenha uma frequência para realizar o levantamento

A frequência com que se deve estar de olho no que entrou e saiu é uma dúvida de muitos negócios, mas há opções que podem ser adotadas:

  • Frequência permanente: nesse caso, o levantamento acontece em tempo real. Sempre que um produto é vendido ou comprado, ele deve ser registrado no banco de dados.
  • Frequência periódica: aqui a conferência tem um período já estabelecido para ser realizada. Basicamente, a cada semana ou mês, faz-se o levantamento.

Ambas podem funcionar para a gestão e a escolha da melhor opção dependerá bastante da rotina da loja. Se o negócio prefere não deixar o produto acabar de vez para comprar, a frequência permanente é mais adequada. Caso contrário, aplica-se o outro modo.

3. Tenha uma programação de longo prazo considerando as sazonalidades

Planejamento é fundamental para que o estoque seja organizado da melhor forma.

Nesse sentido, é importante criar uma programação de longo prazo, a qual contemple as sazonalidades. Ou seja, períodos do ano e datas comemorativas que possam aumentar ou reduzir as vendas de determinados produtos.

Essa prática é mais uma das formas de aproveitar as oportunidades do mercado e também evitar que muitos itens fiquem parados, acarretando em perdas.

4. Tenha atenção às entradas e saídas

A qualidade do controle de estoque passa pelo cuidado no momento de registrar as entradas e saídas de mercadorias. Se isso não for feito do jeito certo, dificilmente haverá uma gestão eficiente no dia a dia.

Por exemplo, um cliente se interessa por determinado item que, a princípio, consta no seu banco de dados. Porém, no momento da verificação, isso não é verdade. Dá para imaginar o prejuízo e a decepção do cliente, concorda? Por isso, atenção redobrada é essencial. Nesse sentido, é importante observar também as trocas e devoluções, pois é possível que se considere vendas que não se concretizaram.

5. Tenha um inventário sempre atualizado

O inventário nada mais é do que uma listagem completa de todos os itens armazenados no estoque de uma loja. Ele identifica, classifica e determina o valor de cada mercadoria. Além disso, serve para avaliar se o controle de estoque está de fato correto e se o negócio realmente tem os produtos que acredita possuir.

Existem duas formas de se fazer esta listagem. A primeira delas é manualmente. Neste caso, fica a cargo dos funcionários o preenchimento do controle de estoque. A segunda é por meio de um sistema automatizado, que minimiza consideravelmente as chances de erros.

6. Tenha uma equipe preparada

Por mais que uma empresa esteja preparada tecnologicamente, são os colaboradores os responsáveis por usar as ferramentas e ter conhecimentos sobre mapeamento de estoque, caixa, recebimento de produtos e registro de ações.

Portanto, prepare a sua equipe para que todas as tarefas relacionadas ao controle de estoque sejam realizadas com a maior eficiência possível. Isso pode ser feito através de cursos, palestras, treinamentos e outras ações de educação continuada.

Como um sistema de gestão pode influenciar no controle de estoque em lojas de materiais de construção

Todas as práticas mencionadas acima podem ser ainda mais fáceis de serem implementadas quando a loja opta por um bom sistema de gestão.

Com um ERP implementado, as chances de erros são reduzidas ao mínimo, além de que o registro e as próprias consultas de estoque ficam bem mais simplificadas.

No entanto, mais do que isso, quando a loja opta pelo sistema que atende às suas necessidades, ainda é possível automatizar outros processos, como a emissão de notas fiscais, a geração de relatórios e outros recursos que vão melhorar a visão do negócio como um todo, resultando sempre em uma tomada de decisão mais assertiva.

SaaSERP: o sistema de gestão ideal para lojas de materiais de construção

Muito além do controle de estoque, com o SaaSERP,  sistema de gestão desenvolvido exclusivamente pela SaaSTec Labs, é possível fazer a gestão integrada de todas as áreas da sua loja de materiais de construção.

Controlar suas vendas, o seu financeiro e DRE, além de ter um PDV ágil para facilitar vendas, são recursos disponíveis no SaaSERP para trazer mais praticidade no acesso a todos os tipos de relatórios e dados do negócio.

Com funcionalidades robustas e que podem atender diversos segmentos, o sistema é a solução que reúne toda a gestão em um único lugar.  Entre os recursos estão:

– emissão de NF-e, NFC-e, CF-e, NFS-e, PAF-ECF sem limitar números de notas emitidas no mês + área do contador;

– conversão e legado de dados do sistema anterior;

– suporte operacional e técnico diferenciado;

– licença de banco de dados gratuitos;

– PDV com funcionamento offline em caso de falhas ou quedas na internet;

– relatórios customizáveis.

Se este conteúdo foi útil para você, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre outros assuntos relacionados à gestão e controle nas lojas de materiais de construção.

Para saber mais também a respeito do SaaSERP, entre em contato conosco.

 

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